Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
 Princípios da Hidrologia
 Ciclo Hidrológico
 Água Superficial
 Ordem dos Cursos de Água
 Lagos e Reservatórios
 Cheias
 Água Subterrânea
 Interacções ASF/AST
 Balanço Hídrico
 Hidrologia da África Austral
 SADC Projecto de Mapeamento Hidrogeólogico
 Hidrologia da Bacia
 Água Superficial na Bacia
 Água Subterrânea
 Interacções ASF/AST
 Cheias
 Balanço Hídrico
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Sub-bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Hidrologia  

Hidrologia é o estudo científico da água, procurando explicar a equação do balanço hídrico em termos de tempo e espaço, avaliando o impacto de processos físicos e químicos e o seu papel nos ecossistemas.

O Kit de Sensibilização sobre o Rio Kunene aborda a hidrologia a partir de uma perspectiva holística, incluindo a água superficial, as águas subterrâneas e as interacções entre as duas.

Resumo do Capítulo

Este capítulo cobre os seguintes conceitos e matérias:

Corredeiras no Alto Kunene, perto da barragem do Gove.
Fonte: Vogel 2007
( clique para ampliar )

A vida na Terra é sustentada pela água, a qual está disponível para as plantas, animais e outros organismos em três estados: sólido, líquido e gasoso (vapor de água). O movimento contínuo da água na superfície da terra debaixo da superfície da terra e entre a terra e a atmosfera é conhecido como o ciclo da água ou o ciclo hidrológico. Somente uma pequena fracção da água no ciclo hidrológico é agua potável disponível. A água potável é, portanto, um recurso precioso que requer gestão cuidadosa e protecção.

Dentro do ciclo hidrológico, os rios formam a ponte entre a chuva, o derretimento da neve sobre a Terra e corpos de água tais como lagos, pântanos e o mar. O ritmo, a extensão e a trajectória do movimento da água são essenciais ao conjunto de seres vivos de um ecossistema (biota),incluindo os seres humanos que dependem de fontes específicas de água. Este capítulo descreve o processo e as características ambientais relacionadas com o movimento da água através da paisagemdentro da bacia hidrográfica.

Os sistemas fluviais incluem toda a extensão do canal principal (da cabeceira do rio até ao mar) e os pântanos associados(planícies de inundação, lagos, lagoas, estuários e deltas). Estes componentes do sistema fluvial e da paisagem circundante que ele drena (a sua bacia hidrográfica) estão interligados e são interdependentes. Devido a estas ligações entre os ecossistemas a montante e a jusante, as bacias dos rios constituem uma unidade prática e lógica para examinar e gerir a maioria dos sistemas ambientais (Beekman et al. 2009).

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular