Angola Namibia Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Governação da Água

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Partilha de Informações e Trabalho em Rede  

A partilha de informações é um elemento chave do desenvolvimento de capacidades, uma vez que:

  • Facilita a criação rápida de uma ampla base de conhecimentos sobre as bacias hidrográficas (através da partilha de dados e modelos de estudos);
  • Permite a replicação e a integração de boas práticas de gestão em instituições irmãs;
  • Permite a utilização de erros para fins didácticos (se as instituições tiverem coragem suficiente para os tornar públicos); e
  • Ajuda a identificar prestadores úteis de acções de formação e de capacitação.

A partilha de informações também pode levar à poupança de recursos ao reduzir a duplicação de esforços.

Mulheres de várias aldeias trocam experiências com projectos de água em zonas rurais.
Fonte: Tump 2007
( clique para ampliar )

Os Kits de Sensibilização sobre os Rios

Em muitas bacias hidrográficas transfronteiriças, a informação e os dados específicos sobre os sistemas fluviais e as suas populações estão dispersos e inacessíveis. O conceito dos Kits de Sensibilização sobre os Rios (KSRs) apresenta uma abordagem única de desenvolver uma gama de ferramentas interactivas de informação – incluindo técnicas como, p. ex., o sensoriamento remoto e o SIG (Sistema de Informação Geográfica) – que apoiam programas de desenvolvimento de capacidades. Os Kits de Sensibilização (KSRs) apresentam informação relevante, gráficos e mapas sobre bacias hidrográficas de uma forma interactiva e adaptada ao utilizador. A abordagem voltada para o utilizador ajuda a facilitar o envolvimento e participação de diferentes actores nos processos de gestão das bacias.

Foram elaborados KSRs para as seguintes bacias hidrográficas transfronteiriças:

Trabalho em Rede a Nível Regional

Algumas instituições regionais organizam trabalho em rede e eventos de partilha de informações ou desenvolvem ferramentas para incentivar e facilitar a partilha de informações. Três delas são:

A WaterNet

A WaterNet organiza simpósios anuais destinados à partilha de aptidões e conhecimentos sobre a gestão de recursos hídricos.

O simpósio de 2009, organizado em conjunto com a WARFSA (Fundo para a Investigação da Água na África Austral) e a GWP-SA (Parceria Global da Água – África Austral) e em associação com a Comissão Internacional dos Sistemas de Recursos Hídricos, incluiu entre os seus temas principais:

  • Os impactos das alterações climáticas sobre os recursos hídricos e adaptações adequadas;
  • Tratamentos inovadores de águas residuais e saneamento sustentável;
  • Água e meios de vida;
  • Modelação hidrológica e previsões hidrológicas para bacias; e
  • Gestão integrada de recursos hídricos como panaceia para o desenvolvimento económico e social em África.

Aqui encontra-se uma lista pormenorizada dos próximos simpósios e eventos.

GWP-SA e PAWD

A Global Water Partnership – Southern Africa(Parceria Global da Água – África Austral) desempenha um papel importante na partilha de informações sobre a GIRH na região. A GWP-SA facilita o projecto da Parceria para o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos em África (PAWD), financiado pelos Países Baixos e pelo Canadá. A partilha de informações e o trabalho em rede encontram-se entre uma série de iniciativas de capacitação da PAWD, reforçando a necessidade de criar parcerias para fazer face aos desafios regionais dos recursos hídricos. Mais informações são prestadas aqui.

SADC Water Sector ICP Collaboration Portal

O SADC Water Sector ICP Collaboration Portal (Portal de Colaboração entre o Sector de Águas da SADC e os Parceiros de Cooperação Internacional) é uma ferramenta online que facilita a troca de informações entre as organizações de bacias hidrográficas (RBO) e os doadores internacionais (ICP) para a optimização da cooperação no desenvolvimento de estratégias sectoriais. O portal serve também de incentivo para a partilha de conhecimentos e o trabalho em rede entre os parceiros da cooperação internacional (ICP). Neste portal estão armazenados relatórios, informações sobre projectos, contactos e eventos relativos a todos os programas que recebem o apoio dos ICPs.

 

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Kunene


Entrevista sobre a gestão integrada e transfronteiriça da bacia do rio Kunene


Explore os princípios da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos